AEE- USO DE PRANCHAS
AS Pranchas Pedagógicas utilizadas na Sala de Recursos podem ser construídas utilizando objetos, símbolos, letras, sílabas, palavras e frases ou números.
Elas devem considerar as possibilidades
cognitivas, visuais e motoras do indivíduo. Exigem criatividade, habilidade e
interesse do professor ao confeccioná-las.
Os resultados são favoráveis, pois as pranchas, em sua maioria, são feitas com
materiais concretos, atrativos para os alunos e com objetivos bem claros.
OBJETIVOS:
● Incentivar a comunicação;
● Ensinar habilidades para a vida adulta;
● Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto;
● Apresentar visualmente instruções;
● Organizar a noção de fim;
● Manter a Rotina com flexibilidade;
● Respeitar a individualidade;
● Desenvolver habilidades que resultarão em competências.
CARACTERÍSTICAS DAS PRANCHAS:
● Incentivar a comunicação;
● Ensinar habilidades para a vida adulta;
● Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto;
● Apresentar visualmente instruções;
● Organizar a noção de fim;
● Manter a Rotina com flexibilidade;
● Respeitar a individualidade;
● Desenvolver habilidades que resultarão em competências.
CARACTERÍSTICAS DAS PRANCHAS:
● Individualidade na programação do currículo
● Instrução visual
● Rotina com flexibilidade
●Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)
● Clareza nas ordens
● Auto monitoramento provocando independência
● Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação
● Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho
CONTRIBUIÇÕES DAS PRANCHAS:
● Favorecem o controle do comportamento;
● Estimulam e desenvolvem Atenção;
● Administram a Sequencialização.
DEVEMOS UTILIZAR AS PRANCHAS COM ALUNOS QUE APRESENTAM:
● Dificuldade na aprendizagem de conceitos;
● Foco excessivo em detalhes;
● São muito distraídos;
● Dificuldade na associação de ideias;
● Impulsividade e ansiedade;
● Dificuldades motoras e sensoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário