quarta-feira, 17 de abril de 2013

AEE - USO DE PRANCHAS



AEE- USO DE PRANCHAS



AS Pranchas Pedagógicas utilizadas na Sala de Recursos
podem ser construídas utilizando objetos, símbolos, letras, sílabas, palavras e frases ou números.
Elas devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras do indivíduo. Exigem criatividade, habilidade e interesse do professor ao confeccioná-las.
Os resultados são favoráveis, pois  as pranchas, em sua maioria, são feitas com materiais concretos, atrativos para os alunos e com objetivos bem claros.

OBJETIVOS:


● Incentivar a comunicação;

● Ensinar habilidades para a vida adulta;

● Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto;

● Apresentar visualmente instruções;

● Organizar a noção de fim;

● Manter a Rotina com flexibilidade;

● Respeitar a individualidade;

● Desenvolver habilidades que resultarão em competências.



CARACTERÍSTICAS DAS PRANCHAS:


● Individualidade na programação do currículo

● Instrução visual

● Rotina com flexibilidade

●Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)

● Clareza nas ordens

● Auto monitoramento provocando independência

● Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação

Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho



CONTRIBUIÇÕES DAS PRANCHAS:


● Favorecem o controle do comportamento;

● Estimulam e desenvolvem Atenção;

● Administram a Sequencialização.




DEVEMOS UTILIZAR AS PRANCHAS COM ALUNOS QUE APRESENTAM:


● Dificuldade na aprendizagem de conceitos;

● Foco excessivo em detalhes;

● São muito distraídos;

● Dificuldade na associação de ideias;

● Impulsividade e ansiedade;

● Dificuldades motoras e sensoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário